segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Maçãs às camadas

Retirei esta receita de uma revista que estava no café onde costumo ir. Anotei-a num guardanapo porque me pareceu muito agradável e fácil de fazer mas já não sei qual era a revista em que constava.
Assim sendo passo à receita e para a confeccionar precisei de:
- 6 maçãs médias/grandes,
- 1 limão médio (raspa e sumo),
- 100 gr de açúcar (eu coloquei 10 colheres de sopa de açúcar),
- 3 ovos,
- 3 dl de natas (eu usei 2 dl de natas que é a quantidade que vem num pacote e que me pareceu mais que suficiente).
Liguei o forno a 150º e comecei por descascar as maçãs e cortá-las às fatias/pedaços. Coloquei os pedaços de maçã no fundo de um tabuleiro de ir ao forno e reguei-as com o sumo de um limão médio.
À parte misturei a raspa do limão com o açúcar e juntei os ovos e as natas e mexi tudo com uma vara de arames.
Verti esta mistura sobre as maçãs e levei ao forno a 200º durante meia hora.
Quando retirei do forno deitei um pouco de canela por cima e estava pronto a servir. Na receita original recomendam que se enfeite também com groselhas e que se acompanhe com uma bola de gelado mas como não tínhamos nada disto, comemos apenas numa tigela e para mim deitei ainda mais canela porque adoro o seu sabor.
É um doce/uma sobremesa diferente, que fica muito leve mas muito agradável por causa das maçãs e do preparado em que são envolvidas. Sente-se o sabor ácido da maçã misturado com o sabor do limão mas sabe muito bem porque contrasta com o doce do preparado.
Como vem sendo habitual, tive a ajuda do meu filho a partir os ovos (!) e a envolver tudo com a vara de arames :)


5 comentários:

Andreia disse...

Gostei muito desta sugestão! A experimentar sem dúvida.

akombi disse...

hummm que receita deliciosa, já está anotada fiquei curiosa.

Cristina disse...

Adorei este cantinho, já sou seguidora.

Passa no meu cantinho tenho a decorrer um sorteio fantástico, http://artxike-bijuteriaetrapos.blogspot.com/2011/01/sorteio-de-premio.html

Bjs

moranguita disse...

fizestemuito bem em apontar a receita. quase que me parece um clafouti que e tao bom.
mesmo sem gelado:-)
beijinhos

Unknown disse...

Adoro maçã com canela, é simples vou experimentar,obrigada pelas receitas! todas elas são sugestivas :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt