sábado, 26 de março de 2011

Bolo de Baunilha

Há muito tempo que não fazia bolos mas hoje apeteceu-me voltar a fazer um bolo pelo que lá fui eu retirar mais uma receita da revista "Cozinha Semanal", n.º 497, de 10 a 16/03/2011. É incrível como uma revista tão pequenina traz receitas tão boas e práticas.
Na receita original recomendam que se coloque na massa do bolo uma pitada de baunilha em pó, como não tinha usei uma colher de chá de aroma de baunilha.
É também referido o facto de se fazer uma cobertura para o bolo batendo uma lata de leite condensado que depois é vertida sobre o bolo. Inicialmente pensei fazê-lo, com uma lata de leite condensado light, mas depois dei por mim a pensar nas imensas calorias que o leite condensado acrescentaria a um bolo que já é calórico e doce. Assim sendo, e para que não ficasse enjoativo nem demasiado doce, prescindi da cobertura pelo que passo à receita:

- 250 gramas de manteiga (tenho sempre a jeito no frigorífico embalagens de manteiga do Pingo Doce, daquelas que veêm embrulhadas em papel porque pesam exactamente 250 gramas e porque esta é a medida habitual utilizada na confecção de bolos/doces),
- 250 gramas de açúcar,
- 250 gramas de farinha,
- 1 colher de chá de aroma de  baunilha (líquido),
- 1 colher de chá de fermento em pó,
- 6 ovos.

Coloquei a manteiga numa tigela que levei ao microondas durante um minuto, na potência máxima, por forma a que derretesse. Adicionei-lhe o açúcar e a baunilha e misturei tudo.
Entretanto juntei os ovos com a ajuda preciosa do meu filho que os partiu e deitou na tigela (sem qualquer "acidente"...), adicionei a farinha e o fermento e envolvi tudo muito bem. Como a massa não estava a ficar completamente 'lisa' recorri à batedeira para bater a massa que logo ficou 'lisa' e a borbulhar.
Entretanto untei uma forma redonda, sem buraco, com margarina e farinha à qual adicionei a massa que levei ao forno durante cerca de 40 minutos a 200º.
Ficou um bolo bom e saboroso, um pouco húmido mas não fiquei muito entusiasmada. Para mim é mais um bolo...


6 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Ficou bem grande esse bolo de baunilha!
Deve ser delicioso!
Beijinhos

akombi disse...

que belo bolinho, e tb concordo essa revista é pequena mas grande em receitas, ultimamente manteiga não entra cá em casa, ok é bem boa no pão tipo alentejano, e não só, mas desde que usamos manteiga de soja tentamos não querer outra e fica mto bem em bolos ;)

Sabores com História disse...

Parece ser fofinho e de baunilha é dos bons.

Sandra disse...

E já vi que tiveste a preciosa ajuda do mais pequeno.

Esta semana tb fiz um bolinho maravilhoso, que postei, ufa já não ia lá há tanto tempo. E tb tive ajuda do meu mais pequeno :), mais a lamber que outra coisa :D.

Bjs grandes

moranguita disse...

e um bom bolo para o cafe da manha ou um lanche
beijinhos e boa semana

Xxxxxxxxx disse...

Boa dica a da revista. Tenho de a procurar. O bolo ficou todo perfeitinho. Foi da mãozinha do ajudante :)
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Cozinha - O Coração da Casa - www.wook.pt
Pronto a Comer - www.wook.pt
Ingrediente Secreto - www.wook.pt
Em 30 Minutos com Jamie Oliver - www.wook.pt